Data da Publicação: 07/10/2020
A Coordenadoria de Informação e Desempenho através de e-mail institucional, solicita informações referente aos Docentes no 1º Semestre de 2017.
A Coordenadoria de Informação e Desempenho - CID, através de e-mail institucional entra em contato com todos os Departamentos Acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia com a finalidade de solicitar as informações do 1º Semestre de 2017 referentes aos Docentes, Técnicos, Cursos, informações estruturais e de Gestão dos respectivos Departamentos. As referidas informações são relevantes e necesssárias para alimentar o Sistema Censo da Educação Superior (CENSUP) referente ao Ano Base de 2017, a partir da publicação de cronograma que será estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, através de Portaria. As informações solicitadas levam em consideração o Calendário Acadêmico e respeitará o Fluxograma de solicitação dos Dados dos Docentes do 1º Semestre de 2017 apresentado na figura que consta após o final do texto.
As informações que constam nas planilhas são as mesmas que constam no sistema Censo (CENSUP), por isso foram adaptadas de modo a facilitar a inclusão no sistema no referido período de coleta conforme publicação do calendário pelo INEP. Observamos que há algumas informações solicitadas de caráter subjetivo na referida planilha, como Cor/Raça (que também consta nos dados solicitados pelo CENSO), e, por isso, a resposta fica a critério do próprior servidor (técnico ou docente).
Com as informações obtidas dos departamentos, manteremos um banco de dados, que servirão como referência para as próximas solicitações de informações. Dessa forma nas próximas solicitações de informações somente serão atualizados os dados que não possuímos junto aos departamentos.
Observamos também que pode haver excesso de informações nesse primeiro momento, entretanto estamos tentando criar uma rotina de solicitação de informações que seja concisa e prática para facilitar os trabalhos tanto do departamento, como da CID, por isso o feedback por parte dos próprios docentes, técnicos e departamento é de suma importância para melhorar o desenvolvimento dos documentos de solicitação de informações, assim como a dinâmica de solicitação. Dessa forma, solicitamos que seja encaminhado, Através de e-mail ou outro meio de comunicação Institucional, sempre que necessário, solicitações de esclarecimentos, ajustes ou correções necessárias ao melhor cumprimento das atividades da CID.
Enfatizamos que a CID tem o objetivo de criar um vínculo junto aos departamentos para que os mesmos tenham maior controle das informações de seus setores e na medida do possível melhorar continuamente a comunicação e troca das informações. Adotamos o Método PDCA (PLAN, DO, CHEK, and ACT) de Melhoramento dos processos. Dessa forma, nesse primeiro momento estamos tentando adequar da melhor forma possível as informações que devem ser solicitadas, assim como a forma de ser solicitada (PLAN) encaminhamos os e-mails solicitando as informações estabelecendo prazos e metodologia de comunicação (DO). A partir do FEEDBACK dos Departamentos, através de dúvidas, sugestões de melhoria na elaboração dos questionários (CHECK), teremos condições de melhorar o material disponibilizado para a solicitação das informações (ACT).
Lucas Rommel de Souza Neves |
|
Coordenador de Informação e Desempenho Port. 694/2016/GR/UNIR |
|
|
|
Reginilson Corrêa de Carvalho Guimarães |
Diego Dorabiallo Oliveira |
Contador – Coordenador de Informação e Desempenho - Substituto Port. 141/2017/GR/UNIR |
Economista – Coordenadoria de Informação e Desempenho |
|
|
Jadiael Rodrigues da Silva |
|
Técnico em Assuntos Educacionais – Coordenadoria de Informação e Desempenho |